some text

Locais e Monumentos

Locais e Monumentos

Portugal

Centro Pastoral Paulo VI

Situado para além da Avenida D. José Alves Correia da Silva, está o Centro Pastoral Paulo VI, assim chamado em homenagem ao Papa que se fez peregrino de Fátima em 13 de Maio de 1967.

Casas de Retiros

Casa de Retiros de Nossa Senhora das Dores – Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo. Uma das várias capelas da Casa de Nossa Senhora das Dores, que funcionou em tempos como Capela da Adoração.

Azinheira Grande

A Direção-Geral dos Recursos Florestais de Portugal classificou, a 2 de Janeiro de 2007, de “interesse público” a Azinheira que se situa ao lado da Capelinha das Aparições, no Recinto do Santuário de Fátima.

Igreja Paroquial

Igreja Paroquial (em Fátima, sede da Paróquia). Aí, os videntes foram batizados e fizeram a sua inserção na comunidade cristã.

Casa Museu de Aljustrel

Junto à Casa de Lúcia. A povoação de Aljustrel. Junto à Casa de Lúcia.

O Poço dos Pastorinhos

Ao fundo do quintal da casa de Lúcia, o poço, onde o “Anjo da Paz”, “Anjo de Portugal”, apareceu pela segunda vez (Verão de 1916).

Casa de Lúcia dos Santos

A Casa da Irmã Lúcia está aberta para visita pelos peregrinos.

Casa de Francisco e Jacinta Marto

A Casa dos Beatos Francisco e Jacinta está aberta para visita pelos peregrinos.

Via-Sacra e Calvário

A Via-Sacra é composta de 14 capelinhas em memória da Paixão do Senhor e uma 15ª correspondente à Ressurreição.

Local do Anjo

Onde as crianças receberam a primeira e terceira visitas do “Anjo da Paz” (Primavera e Outono de 1916).

Valinhos

Valinhos (a 3 km do Santuário): local da 4ª aparição de Nossa Senhora, em 19 de Agosto de 1917, assinalado por um monumento.

Basílica em Portugal

Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Ergue-se no local onde, em 13 de Maio de 1917, os três pastorinhos brincavam “a fazer uma paredita”, quando, de repente, viram um relâmpago que os assustou e fez com que juntassem o rebanho para regressarem a casa.

Capelinha das Aparições

O pedestal, onde se encontra a Imagem de Nossa Senhora, marca o sítio exato onde estava a pequena azinheira (desaparecida devido à devoção dos primeiros peregrinos que a levaram, raminho a raminho), de um metro e pouco de altura, sobre a qual Nossa Senhora apareceu aos pastorinhos em 13 de Maio, Junho, Julho, Setembro e Outubro de 1917.

Muro de Berlim

Na entrada do Santuário, do lado sul, encontra-se um monumento constituído por um módulo de betão do Muro de Berlim (começado a construir na noite de 12 para 13 de Agosto de 1961 e demolido a partir de 09 de Novembro de 1989).

Presépio

Presépio da autoria do escultor José Aurélio. Situa-se junto da Reitoria. Foi Inaugurado em 25 de Dezembro de 1999.

Capela do Santíssimo Sacramento

Desde 1 de Janeiro de 1960 que o Santíssimo Sacramento está exposto e é adorado no Santuário de Fátima.

Órgão da Basílica

Construído e montado pela Firma Fratelli Rufatti, de Pádua, em 1952. Os 5 corpos originariamente dispersos foram reunidos em 1962, no coro.

Estátua do Imaculado Coração de Maria

Após as novas revelações da Irmã Lúcia acerca da aparição de 13 de Julho de 1917, em que Nossa Senhora mostrou aos videntes o seu coração Imaculado, foram esculpidas novas imagens sob essa invocação, a primeira das quais, também da autoria do escultor José Thedim, se encontra no Carmelo de Coimbra.

Sagrado Coração de Jesus

Monumento ergue-se no centro do Recinto de Oração, em frente da Capelinha das Aparições.
A imagem do Sagrado Coração de Jesus é de bronze, de autor desconhecido.