Acolhida e Motivação
Dirigente:
Mais uma vez, estamos nos reunindo poro nos preparar o Natal do Senhor. Fazendo memória de seu nascimento; celebramos a maior notícia de toda a história: nosso Salvador é Deus encarnado. O mistério e a graça da encarnação transformam e dignificam a nosso vida. Sigamos então seus passos e estejamos aqui em
nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Todos: Oração inicial (página 4)
Leitura Tem ótica (Tomás de Celano -Vida i)
Dirigente:
Na biografia de São Francisco, vemos como ele preparou o Natal no cidade Greccio. Em cada encontro, vamos ler um trecho desse episódio tão significativo e cheio de ternura.
Sua maior intenção, seu desejo principal e plano supremo era observar o Evangelho em tudo e por tudo, imitando com perfeição, atenção, esforço, dedicação e fervor os ‘passos de Nosso Senhor Jesus Cristo no seguimento de sua doutrina. Estava sempre meditando em suas palavras e recordava seus atos com muita inteligência. Gostava tanto de lembrar a humildade de sua encarnação e o amor de sua paixão, que nem queria pensar em outras coisas.
Precisamos recordar com todo respeito e admiração o que fez no dia de Natal, no povoado de Greccio, três anos antes de sua gloriosa morte. Havia nesse lugar um homem chamado João, de boa fama e vida ainda melhor a quem São Francisco tinha espacial amizade porque sendo muito nobre e honrado em sua terra, desprezava a nobreza humana para seguir a nobreza de espírito. Uns quinze dias antes do Natal São Francisco mandou chamá-Io, como costumava, e disse: Se você quiser que nós celebremos o Natal de Greccio, é bom começar a preparar diligentemente e desde já o que eu vou dizer. Quero lembrar o menino que nasceu em Belém, os apertos que passou como foi posto num presépio e ver com os próprios olhos como ficou em cima da palha entre o boi e o burro’. Ouvindo isso, o homem bom é fiel correu imediatamente e preparou o que o santo tinha dito, no lugar indicado.